A educação pré-escolar ou infantil visa o desenvolvimento integral da criança e tem características próprias que a distinguem dos outros níveis de ensino.
Enquanto ato educativo baseia-se em experiências significativas as quais se desenvolvem num ambiente estimulante, acolhedor e favorecedor das aprendizagens.
Dada a idade das crianças que frequentam a pré-escola da rede pública e municipal de ensino; muitas vezes o seu primeiro contato com o mundo social mais alargado que o ambiente familiar a educação pré-escolar tem características gerais que a distinguem dos outros níveis de escolaridade com orientações curriculares ,ela privilegia a aprendizagem em relação ao ensino, seguida de projetos e rotinas a serem cumpridas ao longo do ano letivo, não existe uma avaliação quantitativa mas sim pode existir uma avaliação qualitativa e a aprendizagem deve ser ativa.
Estas características traduzem-se numa terminologia própria: não se usa o termo”ensino”, mas educação; “não há professores” mas sim educadores que “não dão aulas” e sim organizam atividades; “não têm uma classe ou turma de alunos” mas um grupo de crianças e “não funciona numa sala de aulas” mas numa sala de atividades.
A aprendizagem da criança processa-se a um ritmo diferente segundo as capacidades individuais de cada uma. É necessário, portanto organizar o ambiente educativo que deverá ser motivador e facilitador das experiências que permitem a aprendizagem.
O papel do educador revela-se assim de extrema importância por ser um orientador que facilita as experiências educativas e de comunicação. Sabemos que nossas crianças e jovens estão cada vez mais dependentes de coisas prontas e acabadas. Falta-lhes a percepção para compreender o mundo que os cerca, para solução de problemas, trabalho em equipe, liderança, dinamismo, etc. Virtudes essas que são extremamente necessárias na Era da Informação e da Comunicação.
Uma boa pré-escola deve:
· ter amplo espaço externo, com variedade de recursos para recreação;
· ser limpa e organizada;
· ter salas adequadas para idades diferentes, que devem ser limpas e decoradas para melhor estimulação;
· ter recursos pedagógicos variados e organizados: brinquedos, jogos, ambientes de estimulação, atividades extra-curriculares;
· ter professores experientes formados em magistério e/ou pedagogia;
· ter cozinha e refeitório limpos e amplos;
· ter funcionários para limpeza;
· apresentar planos pedagógicos organizados e coerentes com as idades das crianças;
· ter atendimento e boa comunicação com os pais.
Enquanto ato educativo baseia-se em experiências significativas as quais se desenvolvem num ambiente estimulante, acolhedor e favorecedor das aprendizagens.
Dada a idade das crianças que frequentam a pré-escola da rede pública e municipal de ensino; muitas vezes o seu primeiro contato com o mundo social mais alargado que o ambiente familiar a educação pré-escolar tem características gerais que a distinguem dos outros níveis de escolaridade com orientações curriculares ,ela privilegia a aprendizagem em relação ao ensino, seguida de projetos e rotinas a serem cumpridas ao longo do ano letivo, não existe uma avaliação quantitativa mas sim pode existir uma avaliação qualitativa e a aprendizagem deve ser ativa.
Estas características traduzem-se numa terminologia própria: não se usa o termo”ensino”, mas educação; “não há professores” mas sim educadores que “não dão aulas” e sim organizam atividades; “não têm uma classe ou turma de alunos” mas um grupo de crianças e “não funciona numa sala de aulas” mas numa sala de atividades.
A aprendizagem da criança processa-se a um ritmo diferente segundo as capacidades individuais de cada uma. É necessário, portanto organizar o ambiente educativo que deverá ser motivador e facilitador das experiências que permitem a aprendizagem.
O papel do educador revela-se assim de extrema importância por ser um orientador que facilita as experiências educativas e de comunicação. Sabemos que nossas crianças e jovens estão cada vez mais dependentes de coisas prontas e acabadas. Falta-lhes a percepção para compreender o mundo que os cerca, para solução de problemas, trabalho em equipe, liderança, dinamismo, etc. Virtudes essas que são extremamente necessárias na Era da Informação e da Comunicação.
Uma boa pré-escola deve:
· ter amplo espaço externo, com variedade de recursos para recreação;
· ser limpa e organizada;
· ter salas adequadas para idades diferentes, que devem ser limpas e decoradas para melhor estimulação;
· ter recursos pedagógicos variados e organizados: brinquedos, jogos, ambientes de estimulação, atividades extra-curriculares;
· ter professores experientes formados em magistério e/ou pedagogia;
· ter cozinha e refeitório limpos e amplos;
· ter funcionários para limpeza;
· apresentar planos pedagógicos organizados e coerentes com as idades das crianças;
· ter atendimento e boa comunicação com os pais.
Até a próxima !
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