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terça-feira, 13 de julho de 2010

Atribuições de Cargo na Educação Infantil




Olá !

Nesta postagem trazemos a vocês as atribuições dentro dos cargos relacionados a Educação Infantil.


Atribuições dos Auxiliares de Desenvolvimento Indantil (ADIs)


*Atuar como um facilitador do desenvolvimento integral da criança, adotando uma atitude pedagógica de formação e de orientação estabelecendo uma relação segura, estável e afetiva que contribua para a formação de uma auto-imagem positiva e saudável.

*Participar da elaboração, execução e avaliação do plano de gestão da escola, bem como conhecer as diretrizes da Secretaria de Educação e Cultura.

*Auxiliar os professores na execução das atividades pedagógicas e recreativas diárias.

*Cuidar da higiene, repouso e bem estar das crianças, ministrando sua alimentação de acordo com a orientação do profissional responsável.

* Acompanhar e auxiliar no registro do desenvolvimento da criança, a fim de subsidiar a reflexão e o aperfeiçoamento do trabalho. Auxiliar no recebimento e acompanhamento da criança diariamente na sua entrada e saída da unidade.

*Auxiliar e orientar as crianças no controle de suas necessidades fisiológicas. Acompanhar o sono/ repouso da criança, permanecendo vigilante durante todo o período do sono/repouso.

*Acompanhar e informar professores, equipe gestora e pais sobre possíveis doenças, bem como todo trabalho em desenvolvimento no grupo de crianças sob sua responsabilidade.

* Organizar, orientar e zelar pelo uso adequado do espaço, dos materiais e brinquedos.

*Ter conhecimentos básicos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº9394/96), do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem.



Atribuições dos Monitores


* Participar da elaboração, execução e avaliação do plano de gestão da escola.

*Informar-se sobre as pautas das reuniões de HTPCs e participar das reuniões de conselho e das reuniões de pais e mestres, previstas no calendário escolar.

* Planejar junto com o professor regente atividades pedagógicas próprias para cada grupo.

* Auxiliar o professor no processo de observação e registro das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.


* Auxiliar o professor na construção do material didático, bem como na organização, higienização e manutenção deste material didático-pedagógico.

* Organizar, com as crianças, a sala e os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades.

* Planejar ações didáticas e avaliar o desempenho dos alunos em conjunto com o professor.

* Atender às necessidades da escola, colocando-se à disposição da equipe gestora, para atuar nas diferentes salas de aula em que sua presença se faça necessária.


*Atender as crianças em suas necessidades diárias, cuidando, em especial, da alimentação, higiene e recreação.

* Atender as crianças em horários de entrada e saída dos períodos, bem como nos intervalos. Informar à equipe de gestão sobre aspectos imprevistos de conduta manifestados pela criança, comunicando ocorrências e eventuais sintomas de enfermidades.


* Zelar pela segurança e bem-estar dos alunos. Ø Ter conhecimentos básicos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº9394/96), do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem. Ø Desincumbir-se de outras responsabilidades relacionadas com sua área de atuação, que lhe forem atribuídas pela direção da Escola.





Atribuições do Diretor de Escola



O Gestor (diretor) Escolar tem diversas atribuições: Administrativas, Pedagógicas e Sociais.

* Na parte administrativa: O diretor é responsável pelo funcionamento administrativo e pedagógico da escola, portanto, precisa de conhecimento administrativo e pedagógico.

* Compreender e aplicar as normas administrativas; gerir recursos físicos, materiais didáticos e financeiros entre outros.

* Pedagógicas: Nesta parte, o diretor deve acompanhar e organizar as atividades de planejamentos do projeto pedagógico curricular juntamente com o Coordenador Pedagógico.

* Na parte Social: O gestor Escolar deve organizar atividades que assegurem a relação escola X comunidade; gerenciar conflitos, pois toda instituição escolar, assim como qualquer outra instituição muitas vezes se depara com conflitos que podem ocorrer entre os membros da equipe, já que cada ser humano possui características individuais; esse que podem ser ocasionados por fatores externos ou internos ao ambiente de trabalho. Cada integrante da equipe é importante para a conquista de objetivos em comum. O trabalho em equipe, as opiniões diferenciadas e o pensamento individual de cada um são fundamentais para que se construa o sucesso coletivo.





Atribuições do Coordenador Pedagógico


Considerando a função formadora, o coordenador precisa programar as ações que viabilizem a formação do grupo para qualificação continuada desses sujeitos. Conseqüentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes. O papel do coordenador deve favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.





Atribuições dos cargos de agentes escolar e ajudante geral


* Auxiliar no atendimento e na organização dos educandos, nas áreas de circulação interna ou externa, nos horários de entrada, alimentação e saída;

* Prestar assistência aos educandos nas atividades desenvolvidas fora da sala de aula;

* Auxiliar no atendimento dos educandos que apresentem necessidades educacionais especiais;

* Auxiliar no momento das refeições;


* Executar os serviços de limpeza, higiene, conservação, manutenção do prédio escolar e de suas instalações, equipamentos e materiais; ü desempenhar as atividades de portaria; ü prestar atendimento ao público interno e externo, com habilidade no trato e transmissão de informações.




Atribuições dos Bolsistas
Programa Conexão Jovem



* Participar de encontros de formação do programa Ø Cumprir o horário de atividades estabelecido;

* Analisar, conferir e arquivar documentos;

* Atualizar e alimentar dados em banco de dados:

* Auxiliar no registro e documentação de eventos;

* Auxiliar na conferência e preparação de documentos a serem processados. Ø Atender o público pessoalmente ou por telefone;

* Auxiliar na atualização de software e na manutenção de hardware:

* Auxiliar na instalação e gerenciamento de equipamentos de audiovisuais e multimídia.

* Auxiliar na montagem e configuração do projeto Conexão Cidadão;

* Auxiliar e acompanhar os alunos em atividades educativas ( em sala de aula, no pátio e nas saídas), sempre com a orientação do responsável pela sala ou pelo projeto;

* Auxiliar monitore e professores em atividades de recreação:

* Elaborar relatório mensal sobre atividades desenvolvidas;

* Executar outras atividades de interesse da educação, não relacionadas acima, que lhe forem confiadas pelos gestores escolares ou pela Secretaria de Educação e Cultura.




1 bilhetinhos debaixo da porta:

Uma pessoa que gosta muito de todos vcs (força) disse...

" Ainda que vier noite traiçoeira, se a Cruz pesada for, CRISTO estará conosco, o mundo pode até me fazer-nos chorar, mas DEUS nos quer sorrindo..."